×

blog

08/08/2019 12:08

Responsabilidade X Accountability: Há Diferenças?

Um dos meus recentes projetos de treinamento envolve uma série de workshops, apresentações e coaching em grupo para um banco multinacional de crédito. O CEO solicitou que o tema accountability seja incluso, um desafio que a nossa equipe aceitou imediatamente e com entusiasmo.

 

accountability é central para produtividade, ética e resultados – os ‘experientes’ já sabem disso. No entanto,  como pode ser definida e, mais ainda, ensinada essa atitude em um workshop?

 

Quando perguntamos aos participantes (12 executivos) para definir a palavra, a maioria deles amarrou o significado com a responsabilidade. De uma forma ou outra, era sobre ser responsável por suas ações, equipe ou resultados. Ok, é um começo. Mas pra falar bem a verdade, essa é uma definição vaga que rouba o conceito do seu sabor mais intenso.

 

João Cordeiro, especialista brasileiro em accountability, oferece uma explicação mais ambiciosa. Segundo ele, a accountability significa pensar e agir como o dono e alcançar resultados excepcionais. É uma virtude moral, que considera os outros e não apenas o 'eu', e desta forma é exatamente o oposto da corrupção.

 

O interessante é que de fato há uma grande diferença entre a “accountability” e a “responsabilidade” .

 

A responsabilidade é algo que geralmente é imposto em você do lado de fora. Por exemplo, quando você era pequeno, seus pais exigiam que você fosse responsável pelo seu quarto e suas notas. Eles fizeram você arrumar a bagunça e mostravam desagrado quando você não o fazia. Dessa forma eles colocaram a responsabilidade sobre você.

 

Como um adulto você tem certas responsabilidades que são colocadas sobre você: você tem que lavar a louça depois de comer, você tem que pagar suas contas e você tem que completar a formação específica para permanecer na sua função de trabalho. É a expectativa de alguém que impulsiona suas ações (seu cônjuge, o governo, seus superiores, a sociedade em geral etc.).

 

Por outro lado, a accountability vem de dentro. Ninguém precisa fazer uma mãe se levantar à noite quando o bebê chora, não importa o quão cansada ela está e o quanto ela preferisse ficar na cama. Ninguém precisa fazer uma pessoa curiosa e ambiciosa ler ou estudar. Não se trata da expectativa de ninguém, mas puramente dos próprios valores da pessoa.

 

Vamos dar outro exemplo. Vamos dizer que você decide construir a casa dos seus sonhos. Você compra um terreno no local mais bonito da cidade, planeja os mínimos detalhes e, finalmente, inicia o projeto. Você supervisiona tudo de perto e não faz nada pela metade. Quando termina, você sente orgulho e realização.

 

Qual será a sua atitude para manter este espaço? Certamente você vai consertar todos os minúsculos probleminhas assim que você percebê-los, certo? Jamais vai precisar de alguém de fora para instruir você a fazê-lo e jamais vai precisar elaborar e assinar um contrato para lhe dizer que você tem que manter o lugar em ordem. Você sabe fazer tudo isso - você é accountable por isso.

 

Vamos supor que então você tem que mudar de cidade, e decide então alugar essa casa. Seus inquilinos são pessoas legais, mas eles não sonharam, não construíram e não amaram aquele lar! Eles não são donos dele. Como resultado, é necessário impor responsabilidades sobre eles - você solicita que assinem um contrato que os obriga a cuidar da sua casa e detalha exatamente como devem fazer isso. Eles são responsáveis ??por isso.

 

Essa é a diferença entre a responsabilidade e a accountability.

 

A grande questão é: por quais áreas da sua vida você está meramente responsável? Como você poderia ter mais controle de suas decisões e aumentar a accountability no seu desempenho pessoal e profissional? O que você vai fazer hoje para se tornar uma pessoa de accountability e não apenas de responsabilidade?

 

Veja aqui o curso que aprofunda o tema de accountability em detalhes, dedicando um Módulo inteiro para esse assunto. Lá, você pode assistir uma aula complementar, e então, se você ousa crescer, você pode adquirir uma solução completa.

 

Enquanto isso, convido você a compartilhar essas informações com aquele amigo que precisa ouví-las! Encaminhe já, ou compartilhe o link. Vamos crescer juntos!

Para te inspirar a ser um líder ACCOUNTABLE e não meramente responsável: 

Comentar


Outras notícias
O sonho de muitos, a realidade de poucos.

Existem pessoas que alcançam excelência em suas vidas, enquanto outras ficam reclamando de como tudo é difícil. Como viver com abundância? Como fugir da vitimização? 

Leia +
O Check-list de COITADISMO

Quer saber se você está infectado com a doença de coitadismo? Veja aqui!

Leia +
O Milagre da Accountability

Uma amiga que acompanha meu trabalho, colocou em prática essa atitude poderosa em um dos treinamentos que deu, parte da sua função na Petrobras, colhendo resultados impressionantes. Veja o que aconteceu segundo ela:

Leia +

A nossa família online é ativa e engajada.

Eu escrevo e-mails regulares e eles colocam em prática. Quer fazer parte? Não custa nada!

×

Formulário

Você receberá o curso gratuíto em seu e-mail.