×

blog

08/08/2019 12:08

O Milagre da Accountability

Olá, Svitlana, tudo bem ?

Já faz um tempo que pretendia lhe dar esse feedback quanto a resposta que tive aqui na empresa diante da aplicação do princípio Accountability.

 

Estamos em parada de manutenção e isso aumenta bastante o números de empregados e contratados vindo de todos os lugares do Brasil. Com isso surge a necessidade de criarmos novos postos de trabalhos para atender essa demanda, que é passageira, o que muitas vezes ocorre em containers.

 

Pois bem... Estive realizando inspeção sanitária em muitos desse "novos" postos de trabalho, em especial os banheiros. Fiquei aterrorizada com o que vi. Local absolutamente desorganizado, sujo e mal preservado.

 

Aqui temos o DDS- Diálogo Diário de Segurança, que é um bate papo informal contendo informações de segurança em geral. Em princípio, pensei nessa ideia mas não queria levar um tema sobre princípios básicos de higiene ou qualquer outra coisa que soasse uma cobrança. Queria que fosse algo amigável, algo que eles pudessem levar para a vida.

 

Pensei, pensei e pensei...

 

Me lembrei do Accountability.

 

Reli o texto que você enviou, preparei um material e solicitei um espaço para falar com a equipe. Fiz um alongamento antes da fala e mandei ver...

 

Retornei alguns dias depois para outra inspeção e fiquei chocada com a mudança no aspecto do local. Tudo no seu lugar, limpo e organizado porque simplesmente as pessoas usaram o princípio de "ser dono". Fiquei tão feliz.

 

Para encurtar a história, mais algumas semanas depois eu estava andando pela área industrial e um rapaz me chamou (não o reconheci) e me disse como se me cumprimentasse: "Accountability!!!",  se abaixou e recolheu um copo jogado no chão por alguém. "Acho que aprendi", ainda completou.

 

Ahhh... eu achei muito bacana e precisava compartilhar contigo.

 

Agradeço a você pelas dicas de sempre e um projeto tão inspirador quanto esse.

Um grande abraço.

 

***

 

E você, já experimentou exercer a accountability na sua vida e trabalho?

 

Tenho uma estrutura excelente para te apoiar nisso. Veja aqui

o curso que aprofunda o tema de accountability em detalhes, dedicando um Módulo inteiro para esse assunto. Lá, você pode assistir uma aula complementar, e então, se você ousa crescer, você pode adquirir uma solução completa.

Para deixar ainda mais claro, falo sobre o conceito OPOSTO - a VITIMIZAÇÃO - nesse vídeo: 

Comentar


Outras notícias
O sonho de muitos, a realidade de poucos.

Existem pessoas que alcançam excelência em suas vidas, enquanto outras ficam reclamando de como tudo é difícil. Como viver com abundância? Como fugir da vitimização? 

Leia +
Responsabilidade X Accountability: Há Diferenças?

Será que ‘ser responsável’ é o suficiente? Eu diria que não. Por mais que a responsabilidade seja central para um bom funcionamento da sua vida, ela sozinha não é o suficiente para uma excelência nem para abundância. O que, então, é necessário?

Leia +
O Check-list de COITADISMO

Quer saber se você está infectado com a doença de coitadismo? Veja aqui!

Leia +

A nossa família online é ativa e engajada.

Eu escrevo e-mails regulares e eles colocam em prática. Quer fazer parte? Não custa nada!

×

Formulário

Você receberá o curso gratuíto em seu e-mail.